domingo, 19 de outubro de 2014

7/11/2010 09h00 - Atualizado em 07/11/2010 09h00

Livro reconta história de crime que dividiu o Brasil no fim do século XIX

Pesquisa mostra irregularidades no processo contra Basílio de Moraes.
Réu foi condenado por abusar de jovens em orfanato do Rio, em 1896.

Carlos PeixotoDo G1
Na última década do século XIX, o julgamento de um homem sem posses parou o Rio de Janeiro da recém proclamada República. Naquele julgamento, Basílio de Moraes, diretor do então do orfanato "Asylo Santa Rita de Cássia", respondeu por supostos abusos sexuais contra meninas 14, 15 e 16 anos.
Ao fim de um processo controverso, alardeado pela imprensa em cada detalhe, o réu acabou condenado, em 8 de abril de 1897, à prisão "celular" (fechada) de 9 anos e 11 meses e a pagar multas às vítimas. Considerado culpado, Basílio, pai do criminalista Evaristo de Moraes, um dos mais famosos nomes da história dos tribunais brasileiros, teve sua reputação destruída. Essa história é tema de “Vergonhosa Especulação – Análise do Caso Basílio de Moraes, 1896”, resultado da pesquisa para mestrado da advogada e professora de Direito Penal Cláudia Aguiar Britto.http://g1.globo.com/crime-e-justica/noticia/2010/11/livro-reconta-historia-de-crime-que-dividiu-o-brasil-no-fim-do-seculo-xix.html

5 comentários:

  1. Olá Dra Claudia! Meu nome é Jucelane, sou estudante de jornalismo e admiradora de seu trabalho! Estou desenvolvendo minha monografia com apontamento para o caso Basílio de Moraes fundamentado em seu livro. Portanto, teria um enorme prazer em entrevistá-la para assim enriquecer ainda mais meu trabalho. Se possível, me passe um contato para assim ajustarmos os detalhes, pois no momento, esta foi a única forma que encontrei para me comunicar com a Sra. Desde já agradeço e ficarei muito feliz se a reposta for positiva!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra Claudia! Meu nome é Jucelane, sou estudante de jornalismo e admiradora de seu trabalho! Estou desenvolvendo minha monografia com apontamento para o caso Basílio de Moraes fundamentado em seu livro. Portanto, teria um enorme prazer em entrevistá-la para assim enriquecer ainda mais meu trabalho. Se possível, me passe um contato para assim ajustarmos os detalhes, pois no momento, esta foi a única forma que encontrei para me comunicar com a Sra. Desde já agradeço e ficarei muito feliz se a reposta for positiva!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra Claudia! Meu nome é Jucelane, sou estudante de jornalismo e admiradora de seu trabalho! Estou desenvolvendo minha monografia com apontamento para o caso Basílio de Moraes fundamentado em seu livro. Portanto, teria um enorme prazer em entrevistá-la para assim enriquecer ainda mais meu trabalho. Se possível, me passe um contato para assim ajustarmos os detalhes, pois no momento, esta foi a única forma que encontrei para me comunicar com a Sra. Desde já agradeço e ficarei muito feliz se a reposta for positiva!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra Claudia! Meu nome é Jucelane, sou estudante de jornalismo e, estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso com base no caso Basílio de Moraes, fundamentado em seu livro. Portanto, se possível, terei um prazer enorme se me concedesse a honra de uma entrevista para assim enriquecer ainda mais meu trabalho. No aguardo de um breve retorno. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Claudia! Meu nome é Jucelane, sou estudante de jornalismo e admiradora de seu trabalho! Estou desenvolvendo minha monografia com apontamento para o caso Basílio de Moraes fundamentado em seu livro. Portanto, teria um enorme prazer em entrevistá-la para assim enriquecer ainda mais meu trabalho. Se possível, me passe um contato para assim ajustarmos os detalhes, pois no momento, esta foi a única forma que encontrei para me comunicar com a Sra. Desde já agradeço e ficarei muito feliz se a reposta for positiva!

    ResponderExcluir